Acessibilidade a documentos e conteúdos digitais turma A (24-25)

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Reconhecer a importância da acessibilidade a documentos digitais no âmbito da promoção dos direitos das pessoas com deficiência; Identificar boas práticas na elaboração de documentos digitais acessíveis; Utilizar adequadamente as ferramentas de verificação de acessibilidade em documentos e resolver as situações de não cumprimento das regras de acessibilidade por elas apresentadas.

Conteúdos

Enquadramento legislativo nacional e internacional em matéria de acessibilidade à informação e comunicação, incluindo a digital; Recursos que garantem a acessibilidade aos conteúdos digitais; Boas práticas a aplicar nos documentos digitais que garantem a sua acessibilidade a todas as pessoas; Utilização das ferramentas automáticas de verificação da acessibilidade em conteúdos digitais.

Anexo(s)

Formador

Ana Patrícia Simões Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 02-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 04-04-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 31-03-2025
Fim: 04-04-2025
Acreditação: ACD INR Acessibilidade
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Zoom