
Ateliers de Partilha sobre Deficiência Visual na Infância turma A-PIN - 24/25
Apresentação
A inclusão de crianças com deficiência visual nos contextos educativos exige dos profissionais de educação conhecimentos específicos e atualizados que lhes permitam compreender, planear e intervir de forma eficaz, promotora de equidade e desenvolvimento integral. Neste sentido, a ação de formação “Ateliers de partilha sobre Deficiência Visual na Infância” surge como uma resposta à necessidade crescente de capacitação dos professores que acompanham crianças com cegueira ou baixa visão. Estes ateliers têm como base uma abordagem teórico-prática, combinando a apresentação de conteúdos com a partilha de experiências e o debate de casos reais, de modo a favorecer uma aprendizagem significativa e colaborativa. Acreditamos que esta ação contribuirá significativamente para a melhoria das práticas pedagógicas e para a construção de contextos educativos verdadeiramente acessíveis e significativos para todas as crianças.
Destinatários
Docentes, Técnicos e Famílias
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Explicitar conceitos relacionados com a Deficiência visual- Baixa Visão - Conhecer formas de avaliação das funções visuais - Conhecer causas da Deficiência visual na infância - Compreender formas de atuação e estratégias de intervenção com crianças e jovens com Baixa visão
Conteúdos
Desenvolvimento da técnica de leitura em crianças com cegueira A independência e o movimento na criança cega As implicações pedagógicas da Baixa Visão e Avaliação da visão funcional. Aspetos clínicos da Baixa visão e a importância da Avaliação Multidisciplinar
Metodologias
Apresentação de conceitos, partilha de experiências, debates baseados em casos concretos.
Avaliação
Frequência
Modelo
Frequência
Observações
Convidados: Sessão 1: Isabel Anacleto/Sessão 2: Júlio Damas Paiva/ Sessão 3: Margarida Loureiro/Sessão 4: Catarina Paiva
Formador
Dídia Alexandra Carregosa Lourenço